Trump afirma que Bannon "mudou de atitude" após briga entre ambos

Washington, 4 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que seu ex-assessor Steve Bannon "mudou de atitude" após a dura briga entre ambos por causa de um livro sobre o governante, mas assegurou que já não está em contato com ele.

Perguntado pelos jornalistas no Salão Oval sobre se considerava que Bannon tinha lhe traído, Trump respondeu: "Não sei, ontem à noite me chamou de 'um grande homem', portanto obviamente mudou de atitude bastante rápido".

No entanto, o presidente americano disse que já não está em contato com o seu ex-assessor: "Não falo com ele", assegurou.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, declarou nesta quarta-feira que a última vez em que Trump falou com Bannon foi "no início de dezembro", o que suscitou perguntas dos jornalistas sobre por que o governante continuava em contato com ele se pensava que havia "perdido a cabeça".

Trump disparou suas críticas nesta quarta-feira contra Bannon, que qualificou em um novo livro como "traição" e "antipatriótica" uma reunião realizada em 2016 entre o filho mais velho do governante, Donald Jr., e um grupo de russos na busca de documentos que prejudicassem a rival democrata nas eleições daquele ano, Hillary Clinton.

Em um duro comunicado depois da divulgação dessas declarações, Trump disse que "Steve Bannon não tem nada a ver comigo nem com a minha presidência. Quando foi demitido, não só perdeu seu trabalho, perdeu a cabeça".

Além disso, os advogados de Trump enviaram a Bannon um documento legal para que parasse de falar sobre o governante e cumprisse o compromisso de confidencialidade que assinou com a Casa Branca, e estão tentando evitar que o livro, cuja publicação está prevista para 9 de janeiro, chegue às lojas.

Por sua parte, Bannon afirmou em uma entrevista à emissora de rádio do portal "Breitbart" que Trump é "um grande homem" e que "nunca nada se colocará" entre ele e o presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos