Macron descarta integração da Turquia na UE e propõe mais cooperação

Paris, 5 jan (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, fechou nesta sexta-feira a porta para seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a uma eventual integração de seu país na União Europeia (UE), mas sugeriu que se reforce "a cooperação ou a associação" dentro de um marco diferente.

"Os recentes eventos na Turquia não permitem nenhum avanço", afirmou Macron a esse respeito, enquanto Erdogan indicou que seu país "está cansado" de esperar uma eventual adesão ao bloco europeu.

Para o presidente francês, "a cooperação e o diálogo devem ser repensados com um ponto de realidade" para, em seguida, propor um novo marco de associação com a Turquia "nos próximos meses".

"A UE nem sempre agiu bem com a Turquia, porque a deixou achar que havia coisas possíveis quando não o eram, cansou a gente que era pró-europeia e alimentou o cinismo", disse Macron, antes de acrescentar que as "mudanças no contexto turco não foram no sentido de abrir novos capítulos" da negociação.

"Mentiria se dissesse que vamos abrir novos capítulos. Prefiro concentrar-me na relação bilateral, ganharíamos com um discurso de sinceridade. É preciso pensar se não vale a pena abrir um processo, não de integração, mas de cooperação ou associação, para preservar a ancoragem da Turquia na Europa e nos seus valores", ressaltou Macron.

O chefe do Estado turco, por sua vez, reconheceu a "fadiga" que reina em seu país após passar "desgraçadamente 54 anos na antessala da UE" e pela ausência de respostas do bloco.

"Isto nos leva talvez a ter que tomar uma decisão, pois não podemos implorar permanentemente para sermos aceitos na UE", frisou Erdogan.

O presidente turco também criticou os países comunitários pela ausência da ajuda econômica prometida para enfrentar a crise dos refugiados procedentes da Síria, que se limita até o momento a 900 milhões de euros (US$ 1,08 bilhão), enquanto a Turquia gastou, segundo sua versão, mais de US$ 30 bilhões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos