Maduro anuncia emissão de 100 milhões de petros, a moeda virtual venezuelana

Caracas, 5 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira a emissão de 100 milhões de petros, uma unidade que o chefe de Estado apresentou como "a criptomoeda da Venezuela" e que equivale, segundo ele, ao valor do barril de petróleo do país no mercado internacional.

"Ordenei a emissão de 100 milhões de petros com lastro nas riquezas petrolíferas venezuelanas", disse o líder chavista após o primeiro conselho de ministros do ano. "Cada petro terá um valor igual ao preço do barril de petróleo venezuelano", acrescentou o presidente. Hoje, a cotação do barril venezuelano era de US$ 59.

Maduro lançou esta "criptomoeda" venezuelana como uma forma de burlar as sanções financeiras que os Estados Unidos ditaram contra o governo bolivariano em agosto.

O líder da revolução chavista afirmou também que "50.918 mineradores digitais estão ativos na Venezuela", e os convocou "para o primeiro encontro nacional dos mineradores da criptomoeda petro no próximo domingo, dia 14 de janeiro". Nessa mesma data, será apresentada "a ata de nascimento do petro venezuelano", acrescentou Maduro.

A mineração é a atividade que, através de unidades com sistemas de computação, gera criptomoeda e mantém a tecnologia na qual ela está baseada.

"Vamos instalar em todo o país lugares especiais, zonas especiais para a mineração da criptomoeda petro e para a mineração de todas as criptomoedas disponíveis no mundo", acrescentou o chefe de Estado.

O presidente Maduro aprovou em 27 de dezembro destinar os mais de 5 bilhões de barris de petróleo "certificados" que ele afirma ser a capacidade de um dos blocos da Faixa Petrolífera do Rio Orinoco como lastro para o petro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos