OTAN adota hino oficial para estreia de nova sede e cúpula em julho

Bruxelas, 5 jan (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) adotou oficialmente o hino utilizado desde 1989 pensando em dois grandes eventos que ocorrerão neste ano: a estreia da nova sede do órgão e a cúpula que os líderes da aliança organização em Bruxelas em julho.

A decisão foi tomada em uma reunião do Conselho do Atlântico Norte em nível de embaixadores realizada na quarta-feira.

O hino já era usado desde 1989 e foi composto em homenagem ao 40º aniversário da aliança pelo capital André Reichling, diretor da orquestra militar de Luxemburgo. Desde então, foi tocado em muitos eventos da organização, incluindo a última cúpula de chefes de Estado e de governo em maio de 2017.

Os aliados quiseram oficializar o hino por causa da mudança da Otan para a nova sede, situada nos arredores de Bruxelas, que já foi inaugurada simbolicamente pelos líderes na última cúpula.

As primeiras propostas para um hino da Otan começaram na década de 1950, quando a Otan se preparava para seu 10º aniversário.

Em 1958, o britânico Thomas Hildebrand Preston compôs uma marcha cerimonial para dar boas-vindas aos visitantes do quartel-general da Otan, na época em Paris.

No ano seguinte, a "Canção para a Otan" foi interpretada por uma orquestra e um coral devido ao 10ª adversário da aliança. A composição era do capitão Hans Lorenz, da Força Aérea da Alemanha, com letra do holandês Stephanus van Dam e do americano Leon van Leeuwen.

Depois, em 1960, o brigadeiro-major britânico Edward Chilton propôs uma canção combinando os 15 hinos nacionais dos países que formavam a aliança na época. Mas, no fim, foi a composição de Reichling que se tornou o hino oficial da organização.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos