Voluntários começam a coletar assinaturas para candidatura de Putin

Moscou, 5 jan (EFE).- Um grupo de voluntários abriu cinco postos em Moscou nesta sexta-feira para coletar assinaturas em favor da candidatura à reeleição do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo a organização Voluntários da Vitória, jovens informam aos interessados em assinar sobre os procedimentos para que o processo seja validado pela Comissão Eleitoral Central.

O plano é abrir postos similares em 15 cidades do país até o domingo, véspera do Natal ortodoxo. Os voluntários não podem utilizar nem sistema de som e também não fazem propaganda eleitoral.

No princípio, a iniciativa popular que apresentou a candidatura de Putin tinha previsto começar a coleta de assinaturas na próxima segunda-feira, mas antecipou o processo.

Para se candidatar como independente, Putin precisa de pelo menos 300 mil assinaturas para registrar sua intenção na Comissão Eleitoral. O pleito presidencial está marcado para março deste ano.

Será a terceira vez que Putin disputará uma eleição como independente. O mesmo ocorreu em 2000 e 2004. Em 2012, no entanto, ele concorreu pelo partido Rússia Unida.

Segundo analistas políticos russos, Putin será reeleito com mais de dois terços dos votos, ficando no Kremlin até 2024.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos