Bannon pede perdão a Trump por não ter respondido antes sobre polêmico livro

Washington, 7 jan (EFE).- O ex-assessor da Casa Branca Steve Bannon pediu neste domingo perdão ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por não ter respondido antes à informação "errada" contida no livro "Fire and Fury" ("Fogo e Fúria"), que provocou um racha entre ambos.

"Lamento que o meu atraso em responder à informação errada sobre Don Jr (o primogênito de Trump) tenha desviado a atenção das históricas conquistas do presidente do seu primeiro ano de presidência", afirmou Bannon em comunicado, que quis destacar o seu apoio ao governante.

Trump rompeu na última semana com o seu antigo estrategista-chefe porque Bannon aparece citado no polêmico livro de Michael Wolff criticando o filho dele por uma reunião com um grupo de russos.

"Os meus comentários eram dirigidos a Paul Manafort, um veterano profissional de campanhas, com experiência e conhecimentos sobre como os russos operam. Ele deveria saber que são falsos, maliciosos e não nossos amigos. Reitero, esses comentários não eram dirigidos a Don Jr.", indicou Bannon.

O ex-assessor também encheu de elogios Donald Jr. E afirmou que o filho do governante americano é "patriota", um "bom homem" e "foi incansável na defesa do seu pai e na agenda que permitiu que ele percorresse o país".

"Trump era o único candidato que poderia ter derrotado o aparelho Clinton. Eu sou a única pessoa até hoje a fazer um esforço global para espalhar a mensagem de Trump e o Trumpismo", sustentou.

Por enquanto, o presidente, de volta em Washington após uma temporada em Camp David, no estado de Maryland, não respondeu ao comunicado de Bannon.

Em 18 de agosto do ano passado, a Casa Branca anunciou a saída de Bannon como um acordo entre ele e Trump, mas diversas fontes indicaram à imprensa que foi uma demissão, o que o presidente confirmou na última sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos