Topo

Egito anuncia que realizará eleições presidenciais em março

08/01/2018 13h21

Cairo, 8 jan (EFE).- O Egito realizará pleitos presidenciais em março, pela primeira vez desde eleição do marechal Abdul Fatah al Sisi em maio de 2014, informou nesta segunda-feira a Autoridade Nacional Eleitoral.

O presidente do organismo, Lashin Ibrahim, anunciou que as eleições acontecerão entre os dias 26 e 28 de março de 2018, enquanto o segundo turno será realizado entre os dias 24 e 26 de abril. Já os resultados serão revelados em 1º de maio.

Os candidatos à presidência poderão apresentar os documentos necessários entre os dias 20 e 29 deste mês e a campanha eleitoral durará um mês, entre 24 de fevereiro e 23 de março.

Ibrahim detalhou em uma coletiva de imprensa que a Autoridade Nacional Eleitoral supervisionará todas as fases das eleições, estabelecerá as normas pelas quais serão regidas e fará o acompanhamento dos observadores e meios de comunicação egípcios e estrangeiros.

O presidente dessa autoridade destacou que dirige um organismo "independente" e que vai garantir "a transparência, a limpeza, a aplicação da lei e a igualdade de oportunidades" no marco do processo eleitoral.

Ibrahim ainda pediu a todos aqueles que cumpram os requisitos a apresentar sua candidatura perante a Autoridade Nacional Eleitoral e solicitou a todos os egípcios, "homens e mulheres, jovens e idosos", a comparecer massivamente às urnas.

Por enquanto, só há um possível candidato à presidência, o advogado de direitos humanos opositor Khaled Ali, que está à espera de uma decisão judicial para poder concorrer nas eleições, nas quais se dá como certo que Al Sisi concorrerá de novo, ainda que não tenha confirmado oficialmente.

Esta será a terceira vez que os egípcios irão às urnas para escolher o chefe do Estado desde a Revolução de 2011, após a qual o governante islamita Mohamed Mursi foi eleito em 2012 e derrubado um ano mais tarde pelo atual presidente, que ganhou as eleições de 2014 com mais do 96% dos votos.