Apesar de proibição, dalits se manifestam contra discriminação na Índia

Nova Délhi, 9 jan (EFE).- Centenas de manifestantes pediram nesta terça-feira o fim da discriminação e da violência contra os dalits, os intocáveis da Índia, membros da casta mais baixa do sistema hindu, em um protesto que tinha sido proibido pelas autoridades.

Apesar da desautorização, líderes dalits e estudantes se reuniram para protestar contra as agressões de supostos grupos radicais indianos, que em 1º de janeiro mataram um jovem da comunidade. Segundo relatos, membros de grupos radicais indianos atacaram há oito dias os integrantes dessa casta que comemoravam os 200 anos da Batalha de Koregaon nas proximidades de Bhima Koregaon, no estado de Maharashtra, no oeste da Índia.

Na disputa, soldados intocáveis, com ordens dos britânicos, derrotaram um exército formado por membros da comunidade Maratha, de status social superior aos dalits e maioritária na região. O nacionalismo hindu, no entanto, vê essa batalha como uma traição.

Hoje, os manifestantes exigiram justiça social, igualdade entre as castas e pediram a libertação de um líder dalit, preso em junho do ano passado após enfrentamentos entre castas no estado de Uttar Pradesh, no norte do país. A ação deixou duas pessoas mortas e 20 feridas.

Shehla Rashid, uma das organizadoras do protesto, explicou à Agência Efe que a prisão do líder é injusta, pois o jovem estava desarmado e não terrorista. Ela também criticou as políticas do governo indiano, que são contrárias aos grupos minoritários, e lamentou o fato de "aqueles que cometem atrocidades contra os dalits não serem detidos".

"A Polícia não faz nada para conter a violência das castas altas", afirmou.

A comunidade dalit é vítima do abuso e do desprezo dos mais extremistas dentro das castas superiores na Índia, que acreditam que eles são agentes contaminantes da pureza hindu, apesar de a Constituição ter várias leis que protegem e apoiam esse grupo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos