Bannon deixa comando do "Breitbart News" após desentendimento com Trump

Washington, 9 jan (EFE).- O ex-estrategista-chefe da Casa Branca, Steve Bannon, renunciou nesta terça-feira ao cargo do diretor do site ultraconservador "Breitbart News" após ter sido alvo da ira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nos últimos dias.

"Stephen Bannou deixou o 'Breitbart News', onde atuou como diretor-executivo desde 2012", afirmou em comunicado o site, que afirmou que continuará trabalhando com o ex-estrategista-chefe da Casa Branca para uma "transição ordenada e suave".

Bannon foi alvo da ira de Trum por causa dos vazamentos de trechos do livro "Fire and Fury" ("Fogo e Fúria"), do jornalista Michael Wolff, no qual o ex-assessor classificava como "traição" uma reunião entre o filho do presidente Donald Jr. e uma advogada russa para obter informações comprometedoras sobre Hillary Clinton.

O livro, que começou a ser vendido na última sexta-feira apesar das tentativas dos advogados de Trump de impedir que ele chegasse às livrarias, traz uma série de testemunhos de pessoas próximas ao presidente, entre eles o próprio Bannon. Muitos questionam a capacidade de Trump para ocupar o cargo.

Segundo o "The New York Times", Bannon foi forçado a deixar o "Breitbart News" por causa da pressão da principal investidora do projeto, Rebekah Mercer, uma consequência das declarações do ex-assessor sobre o presidente no livro.

Após a divulgação dos trechos do livro, Trump disse que Bannon perdeu a cabeça após deixar a Casa Branca. O ex-assessor pediu desculpas publicamente pela participação na obra em questão, mas a Casa Branca rejeitou os pedidos.

"Steve é uma parte valiosa do nosso legado e sempre estaremos gratos pela sua contribuição", disse Larry Solov, diretor-executivo da "Breitbart", na despedida de Bannon.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos