EI ganha terreno na fronteira entre as províncias sírias de Idlib e Hama

Beirute, 9 jan (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou o controle nesta terça-feira de 11 localidades na fronteira entre as províncias sírias de Idlib e Hama, no noroeste do país, após a retirada da ex-filial da Al Qaeda, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O EI conseguiu o domínio das localidades de Jairia, Dalala, Ebla, Tel Halaua, Yeb aolAfa e Qasr bin Uardan, entre outras, depois de uma retirada em ordem de tropas do Organismo de Libertação do Levante, a aliança do antigo braço da Al Qaeda, explicou o Observatório.

Com estas localidades chega a 43 o número de cidades controladas pelo EI no nordeste de Hama, perto da fronteira com Idlib, desde o início de uma ofensiva dos jihadistas na região no último dia 9 de outubro.

Nessa área, o Organismo de Libertação do Levante enfrenta também as forças governamentais sírias que estão progredindo pelo nordeste de Hama e o sudeste de Idlib, em direção ao aeroporto militar de Abu Duhur.

O Observatório indicou que pelo menos 297 combatentes do EI e 172 milicianos do antigo braço da Al Qaeda morreram pelas hostilidades atuais na parte nordeste de Hama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos