M5S diz que não é momento para Itália sair do euro

Roma, 9 jan (EFE).- O candidato a primeiro-ministro da Itália pelo Movimento Cinco Estrelas, Luigi Di Maio, afirmou nesta terça-feira que ele acredita que "não é o momento" para que o país sair da zona do euro e comemorou o fato de existir "mais espaço" para a Itália na União Europeia agora que "o eixo franco-alemão não é tão forte".

"Não acredito que para a Itália seja o momento de sair do euro", disse ele em entrevista que será exibida esta noite em um programa do canal público e que teve alguns trechos antecipados pela imprensa.

Segundo Maio, agora "haverá mais espaço" para a Itália no bloco, já que "o eixo franco-alemão não é tão forte", por conta das dificuldades que a chanceler alemã, Angela Merkel, está tendo para formar governo. O candidato pelo movimento antisistema M5S, que conforme as pesquisas seria o partido mais votado nas eleições de 4 de março, também reiterou que a possibilidade de fazer uma consulta sobre a moeda única na Itália seria "uma medida extrema".

Ele reconheceu que o objetivo da sua formação nas eleições "é chegar a 40%" dos votos para poder "governar sozinho", mas ponderou que caso não recebam esses apoios eles iniciarão conversas com os demais partidos para possíveis acordos. O M5S lidera as preferências dos eleitores italianos para as próximas eleições, mas poderia ser ultrapassado por uma coalizão de direita formada pelos partidos Forza Italia (do ex-chefe de governo Silvio Berlusconi), Liga Norte, Fratelli d'Italia e Quarto Polo, segundo as pesquisas.

A questão sobre a moeda única também foi abordada hoje por Berlusconi que, em entrevista dada a um programa de rádio, afirmou que a Itália não deve sair do euro e que a Liga Norte, crítica do euro no passado, é consciente que este cenário "seria insustentável" para a economia do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos