Primeiro-ministro da Polônia remodela Governo e muda principais ministros

Varsóvia, 9 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, que assumiu o cargo em dezembro, apresentou nesta terça-feira seu novo Executivo, que inclui trocas nos Ministérios de Relações Exteriores, Defesa, Interior, Finanças, Tecnologia, Meio Ambiente e Saúde.

Morawiecki substituiu no cargo Beata Szydlo por decisão de seu partido, a força nacionalista e conservadora Lei e Justiça (PiS), e suas primeiras semanas à frente do Governo coincidiram com a decisão da Comissão Europeia de ativar o Artigo 7 do Tratado da UE como resposta às polêmicas reformas do sistema judicial aprovadas por Varsóvia.

Analistas locais interpretam as trocas no Executivo, especialmente a saída do até agora chefe da diplomacia polaca, Witold Waszczykowski, como uma tentativa de apaziguar as relações com Bruxelas.

O novo titular de Relações Exteriores será Jacek Czaputowicz, que até agora exercia o papel de vice-ministro de Relações Exteriores responsável por Tratados.

Também a saúda do ministro de Meio Ambiente, Khan Szyszko, que será substituído por Henryk Kowalczyk, é entendida como um sinal de aproximação do bloco comunitário, já que o até agora titular do departamento é responsável da gestão do parque nacional de Bialowieza, onde foram realizadas podas nos últimos meses apesar da proibição da Justiça europeia.

Significativa é igualmente a saída do ministro de Defesa, Antoni Macierewicz, um dos líderes de Lei e Justiça, que foi substituído pelo até agora ministro de Interior, Mariusz Blaszczak, que por sua vez cede o cargo a Joachim Brudzinski.

Outro novo rosto no Governo polaco é o de Lukasz Szumowski, que passa a assumir a pasta de Saúde, enquanto Jadwiga Emilewicz ocupa o novo Ministério de Empreendimento e Tecnologia, que assume as competências do de Digitalização.

Até sua eleição como primeiro-ministro, Morawiecki dirigia o Ministério de Finanças e Desenvolvimento, cujas funções agora passarão a Teresa Czerwinska, nova ministra de Finanças, e Jerzy Kwiecinski, titular de Investimento e Desenvolvimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos