Advogado afirma que dossiê sobre a trama russa provocou um assassinato

Washington, 9 jan (EFE).- Um advogado defensor dos autores do dossiê que reúne informações sobre a trama russa elaborada durante a campanha presidencial dos Estados Unidos de 2016 e revelado no ano passado, disse a um comitê do Senado que "alguém já foi assassinado" como resultado da sua publicação.

Essa afirmação foi feita pelo advogado Joshua Levy, que defende o fundador da empresa Fusion GPS, Glenn Simpson, durante uma entrevista divulgada na terça-feira e realizada em agosto passado, antes do Comitê Judicial do Senado, um dos comitês do Congresso encarregado da investigação russa.

"Alguém já foi assassinado como resultado da publicação deste dossiê", declarou então o advogado, sem dar mais detalhes sobre a pessoa que supostamente perdeu a vida.

A transcrição da entrevista, de 312 páginas, foi divulgada hoje pela senadora Dianne Feinstein, a democrata de maior categoria no Comitê Judicial do Senado.

A senadora tomou a decisão de maneira unilateral e, em um comunicado, assegurou que trata de manter as integridade da investigação de seu comitê sobre os supostos laços entre a campanha do atual presidente, Donald Trump, e membros da inteligência russa para vencer a democrata Hillary Clinton, em 2016.

De acordo com essa transcrição, durante uma longa entrevista em agosto, o advogado Joshua Levy defendeu, diante dos senadores, o trabalho da empresa Fusion GPS, que elaborou o dossiê, e considerou que "ninguém relacionado com esse honesto trabalho" deveria ter sofrido danos.

Neste sentido, uma pessoa próxima à investigação disse ao jornal "The Washington Post" que Fusion GPS estava "preocupado há muito tempo" sobre a possibilidade que as fontes do ex-espião britânico Christopher Steele, autor do famoso documento, pudessem estar em perigo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos