Justiça dos EUA adia início do julgamento de "El Chapo" para setembro

Nova York, 10 jan (EFE).- O início do julgamento do mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi adiado nesta quarta-feira para setembro, como pedia a defesa do narcotraficante.

A data fixada inicialmente era 16 de abril, mas os advogados de "El Chapo" pediram um adiamento argumentando que as limitações de comunicação do traficante com seus familiares dificultavam o financiamento da defesa.

O juiz responsável pelo caso, Brian M. Cogan, divulgou hoje uma ordem na qual anuncia que o começo do julgamento será em setembro, mas não determinou o dia exato do início da audiência.

O magistrado também afirma que devido às férias de verão pode haver dificuldades para estabelecer um júri em agosto, e que por isso programou o julgamento para setembro.

Cogan também pede que a Promotoria de Nova York e a defesa de "El Chapo" liberem o calendário no mês determinado.

A defesa de "El Chapo", feita pelo escritório de advocacia Balarezo Law, apresentou no último dia 24 de dezembro um pedido formal para atrasar o início do julgamento, levando em consideração a complexidade do caso e a limitação na obtenção de recursos por parte do acusado.

No pedido, a defesa do narcotraficante alegava que as dificuldades de comunicação entre "El Chapo" e seus familiares estão criando problemas para o pagamento dos advogados. A sugestão era que a nova data do julgamento fosse decidida na audiência sobre o status do caso, marcada para ocorrer no dia 15 de fevereiro.

"El Chapo" foi extraditado do México para os EUA no dia 19 de janeiro de 2017. Ele é acusado pela Justiça americana de 17 crimes como líder do Cartel de Sinaloa, entre eles tráfico de drogas, uso ilegal de armas e lavagem de dinheiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos