Novo embaixador cubano apresenta credenciais ao presidente do Cazaquistão

Astana, 10 jan (EFE).- O novo embaixador de Cuba no Cazaquistão, Emilio Pevida Pupo, apresentou nesta quarta-feira ao presidente do país centro-asiático, Nursultan Nazarbayev, as credenciais que o confirmam como representante cubano em Astana.

Pevida, de 54 anos e cientista político especializado em relações internacionais da Rússia, foi nomeado como embaixador em novembro do ano passado para substituir Carlos Enrique Valdés de la Concepción.

Durante a cerimônia de apresentação, Pevida disse que existem "amplas oportunidades e um grande potencial para o desenvolvimento da cooperação que satisfaça aos interesses das duas nações".

O diplomata também apresentou a Nazarbayev uma mensagem do presidente de Cuba, Raúl Castro, que espera um fortalecimento das relações bilaterais.

"O senhor Raúl Castro lembra do presidente do Cazaquistão e admira sua coragem e sabedoria política como estrategista e líder da nação", disse Pevida.

"Devemos lembrar que, entre os oficiais e soldados que chegaram a Cuba durante a chamada crise caribenha havia muitos cazaques. Não esqueceremos e agradecemos a ajuda e o apoio (do país)", acrescentou.

Por sua vez, Nazarbayev reiterou que o Cazaquistão busca "uma maior cooperação" com Cuba.

"Devemos continuar trabalhando na construção do comércio e na cooperação política dos nossos países", ressaltou o líder cazaque, que visitou Cuba em 2016 para promover o fortalecimento dos laços bilaterais.

Em 2014, Cuba e Cazaquistão assinaram um memorando de entendimento para a colaboração nas esferas de educação, ciência e esportes.

Com o propósito de fortalecer o turismo e as relações econômicas bilaterais, os dois governos também assinaram em dezembro de 2015 um acordo de isenção de vistos de curta duração.

Além de Pevida, os embaixadores da Suécia, Mats Foyer; da Índia, Prabhat Kumar; e do Reino Unido, Michael John Gifford, apresentaram as suas credenciais ao líder cazaque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos