Serviço de Imigração dos EUA detém 21 pessoas em operação em lojas 7-Eleven

Washington, 10 jan (EFE).- O Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) deteve nesta quarta-feira 21 pessoas suspeitas de estarem no país ilegalmente durante operações policiais efetuadas em lojas da rede 7-Eleven, informaram à Agência Efe fontes do órgão federal.

Os agentes migratórios interrogaram empregados e gerentes de quase 100 lojas desta rede em todo o país, após enviar avisos de inspeção.

Na operação, 21 pessoas suspeitas de estarem no país de maneira ilegal foram detidas e terão que se apresentar aos tribunais de imigração.

"As ações de hoje enviam uma forte mensagem às empresas americanas que contratam e empregam força de trabalho ilegal", apontou em um comunicado o diretor interino do ICE, Thomas Homan, que advertiu que este órgão "fará cumprir a lei".

As operações policiais foram realizadas em 17 estados, entre eles Califórnia, Colorado, Flórida, Nova York, Texas, e no Distrito de Columbia.

Homan afirmou que as empresas que contratam trabalhadores sem documentação fomentam a imigração ilegal.

O ICE "continuará com seus esforços para proteger os empregos para os trabalhadores americanos", ao eliminar as vantagens competitivas "injustas" das empresas que "exploram" a imigração ilegal, acrescentou.

Em 2013, o Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês) realizou uma investigação sobre várias lojas 7-Eleven que resultou na detenção de nove proprietários de franquias e gerentes por conspirarem para cometer fraude eletrônica, roubar identidades e ocultar e hospedar em suas lojas empregados estrangeiros em situação ilegal.

Quase todos se declararam culpados e foram condenados a pagar mais de US$ 2,6 milhões em restituição por salários roubados dos trabalhadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos