Arábia Saudita intercepta míssil balístico lançado por rebeldes houthis

Riad, 11 jan (EFE).- A coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita informou nesta quinta-feira que interceptou e destruiu na província de Nayran, próxima da fronteira com o Iêmen, um míssil balístico lançado pelos rebeldes houthis, que disputam o controle do país vizinho.

Porta-voz da aliança de países árabes sunitas, o coronel Turki Al-Malki afirmou que "o míssil foi deliberadamente lançado para causar impacto contra civis e áreas povoadas".

Malki acrescentou que o míssil foi lançado pelas "milícias houthis iranianas" - fazendo referência ao apoio do Irã ao grupo rebelde - e interceptado pela Força de Defesa Aérea saudita às 17h31 (hora local; 12h31 de Brasília) "sem causar vítimas".

Este é o quinto míssil balístico lançado pelos rebeldes em direção à Arábia Saudita desde novembro de 2017. Todos foram interceptados pelo exército saudita.

Desde 2015, a coalizão árabe atua no Iêmen em apoio ao presidente reconhecido internacionalmente e exilado em Riad, Abd Rabbuh Mansur al Hadi, e contra os houthis.

As autoridades sauditas e o comando da aliança acusaram o Irã de ser responsável por fornecer a tecnologia de lançamento e mísseis que já atingiram, inclusive, a capital saudita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos