Trump volta a criticar Hillary e chama suposta trama russa de "bagunça"

Washington, 11 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perguntou nesta quinta-feira se os democratas e sua rival nas eleições de 2016 Hillary Clinton "também pagaram aos russos", ao comentar o dossiê cheio de detalhes sórdidos sobre o agora presidente, e qualificou como "bagunça" a chamada trama russa.

"O reprovado e pago pelos democratas 'Dossiê usado para espionar na Campanha de Trump'. O FBI usou ferramentas de inteligência para influenciar nas eleições? Os democratas e Clinton também pagaram aos russos?", disse Trump em sua conta do Twitter.

"Onde estão escondidos os servidores do Comitê Nacional Democrata? Onde estão os e-mails da malvada Hillary? Que Bagunça!", acrescentou Trump em referência aos e-mails da ex-secretária de Estado armazenados em um servidor privado.

As palavras do governamente foram ditas dois dias depois que a senadora democrata Dianne Feinstein divulgou os testemunhos prestados perante o Comitê Judicial do Senado Glenn Simpson, um dos cofundadores da empresa do controverso relatório, Fusion GPS, e seu advogado, Joshua Levy.

O dossiê, financiado parcialmente pelo Comitê Nacional Democrata, sugere que os serviços de inteligência russos reuniram informação comprometedoras sobre Trump com o objetivo de chantageá-lo durante as eleições presidenciais de 2016 e ter seu apoio em diversos assuntos de política exterior.

Além disso, atribui a Michael Cohen, o advogado de Trump, um importante papel na chamada trama russa e assegura que planejou uma forma de financiar, e posteriormente encobrir supostos pagamentos aos hackers que sabotaram o sistema informático do Partido Democrata no verão de 2016.

Trump afirmou na quarta-feira que "não há conspiração" entre sua campanha eleitoral de 2016 e o Governo russo, porque "ninguém encontrou nada em nenhum nível" até agora.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos