Xi pede maior cooperação com Reino Unido após se reunir com Cameron

Pequim, 11 jan (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta quinta-feira maior cooperação com o Reino Unido para alcançar conquistas mais importantes em suas relações bilaterais após se reunir com o ex-primeiro-ministro britânico, David Cameron, informou a agência estatal de notícias "Xinhua".

"A China está pronta para fortalecer a comunicação, os intercâmbios e a cooperação com o lado britânico", explicou o governante chinês, com o objetivo de alcançar "conquistas mais importantes".

Xi se reuniu nesta quinta-feira com Cameron, que está na China preparando o lançamento de um novo fundo de investimento impulsionado pelo Governo britânico, e destacou seus esforços para promover o desenvolvimento das relações entre ambos países.

Por sua vez, Cameron disse que a iniciativa chinesa das Novas Rotas da Seda proporcionará outras oportunidades para a cooperação bilateral, e mostrou confiança nas perspectivas das relações entre China e Reino Unido.

Este encontro ocorre antes da visita oficial à China da primeira-ministra britânica, Theresa May, que deve acontecer nas próximas semanas.

Sobre May, o líder chinês destacou que desde que assumiu o cargo, manteve "a era dourada das relações chino-britânicas" impulsionadas durante o mandato de Cameron.

Atualmente, China e Grã-Bretanha mantêm estreitos intercâmbios de alto nível, destacou Xi, e apontou que o aumento da cooperação e as trocas culturais trouxeram benefícios para ambos países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos