Abrem os colégios eleitorais na República Tcheca para eleições presidenciais

Praga, 12 jan (EFE).- Os 14,8 mil colégios eleitorais da República Tcheca abriram nesta sexta-feira às 14h (11h, em Brasília) para que os cidadãos elejam por voto direto o presidente do país.

Mais de oito milhões de eleitores tchecos foram convocados para estas eleições, que até 2013 eram uma prerrogativa do Parlamento e do Senado em Praga.

Nesta ocasião, parte como favorito o atual presidente, o controverso Milos Zeman.

Há cinco anos Zeman, ex-primeiro ministro e antigo líder do Partido Social-Democrata (CSSD), agora afastado dessa formação e como independente, venceu no segundo turno, com 54,80%, o conservador Karel Schwarzenberg.

Os colégios eleitorais estarão abertos até as 22h (18h, em Brasília), e voltarão a funcionar no sábado.

Durante seu primeiro mandato, Zeman passou de concorrer como moderado europeísmo a um eurocético declarado.

Além disso, criticou a imigração, qualificando a imigração muçulmana como uma "invasão organizada", além de dizer que essas pessoas jamais se integrariam na Europa.

Por outro lado, é pública sua boa relação com o presidente russo, Vladimir Putin, e elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e sua polêmica decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

As pesquisas dão a Zeman 32% de preferência, frente aos 21% de apoios aom independente Jiri Drahos, um cientista (químico) que presidiu durante oito anos a Academia de Ciências, e o escritor e empresário Michal Horacek, com 10%.

No total se apresentaram nove candidatos nestas eleições, ainda que só Zeman, Drahos e Horacek destacam-se nas pesquisas.

No provável caso que nenhum supere 50% dos votos no primeiro turno, será realizado um segundo dentro de duas semanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos