Topo

Arábia Saudita tem primeiro jogo com mulheres nas arquibancadas

12/01/2018 13h46

Riad, 12 ene (EFE).- O jogo entre Al Ahli e Al Batin, que acontece nesta quarta-feira pela 17ª rodada do Campeonato Saudita masculino de futebol, será o primeiro a ter presença de mulheres nas arquibancadas, depois de autorização feita pelas autoridades locais.

O palco da partida será o estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah. Amanhã, será a vez da capital, Riad, ter torcedoras do sexo femimino pela primeira vez, durante duelo entre Al Hilal, líder da competição, e Al Ittihad.

Nas instalações esportivas locais, foram criados setores "familiares" nas arquibancadas. As mulheres terão os próprios banheiros, além de espaços para oração e áreas para fumar.

No dia 23 de setembro do ano passado, o público feminino foi autorizado pela primeira vez para acompanhar as comemorações pelo Dia Nacional da Arábia Saudita, que aconteceram no Estádio Internacional Rei Fahd, também em áreas separadas.

No mês passado, um decreto real autorizou que mulheres dirigissem, direito inédito, que poderá ser exercido a partir de junho deste ano.

As medidas fazem parte de reformas promovidas pelo rei Salman, que chegou ao trono em 2015.