Homem descobre esconderijo de explosivos do ETA em floresta na França

Paris, 12 jan (EFE).- Um esconderijo de explosivos da organização terrorista ETA foi descoberto por acaso por um homem que estava com um detector de metais em um bosque em Landes, na província de Bayonnes, no sul da França, perto da fronteira com a Espanha.

Fontes da Justiça francesa confirmaram nesta sexta-feira a descoberta, que teria ocorrido no dia 31 de dezembro. As informações foram inicialmente divulgadas pela emissora "France Bleu Gascogne".

A Promotoria de Paris abriu uma investigação pelos crimes de terrorismo, posse e transporte de armas e de munição. Os responsáveis também serão acusados de violar a lei sobre explosivos.

Segundo a emissora, dentro do esconderijo estavam duas caixas de plástico enterradas há vários centímetros de profundidade. Além de explosivos e detonadores, havia mapas de estradas e topográficos com os símbolos do ETA.

O homem, descrito como um "caçador de tesouros", descobriu as bombas quando passeava pela floresta com um detector de metais. Depois de o aparelho apitar, ele cavou e localizou as caixas.

A polícia isolou o local. Por causa do conteúdo do esconderijo, a promotoria da região enviou o caso para Paris, que tem jurisdição para lidar com questões terroristas em todo o país.

O material encontrado será alvo de análises. O objetivo é determinar, sobretudo, quando os explosivos foram enterrados.

A Subdireção Antiterrorista da Polícia Judicial (SDAT) tinha afirmado no mês passado, citando um dos líderes do ETA que participou de julgamento em Paris, que não há sinais de organização retomar a luta armada, apesar de parte do arsenal seguir escondido.

No último dia 8 de abril, o ETA considerou como consumado o desarmamento do grupo após uma operação de entrega de armas e explosivos. Na data, a organização deu a localização de oito depósitos de armas na província de Pirenéus Atlânticos.

Os agentes encontraram 120 armas de fogo, três toneladas de explosivos e milhares de munições e detonadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos