Presidência búlgara da UE quer normalizar relações com Turquia e Rússia

Sófia, 12 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, mencionou nesta sexta-feira a possibilidade de "normalizar" as relações da União Europeia (UE) com Turquia e Rússia, atualmente tensas por diferentes desencontros com seus governos, durante o semestre em que o seu país ocupará a presidência rotativa do Conselho do bloco comunitário.

"Certamente, a Turquia e a Rússia são vizinhos importantes da UE, portanto temos que ser muito cuidadosos com esses assuntos", indicou Borissov durante uma entrevista coletiva por ocasião da visita do Colégio de Comissários a Sófia para inaugurar a presidência búlgara.

"Acredito que deveríamos tentar normalizar nossas relações. Mas, certamente, é algo que é preciso discutir no Conselho, com todos nossos colegas", acrescentou o primeiro-ministro búlgaro, que garantiu que "sempre mostraremos solidariedade com as decisões tomadas ali".

Por sua parte, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, voltou a insistir que "a Turquia, a grandes passos, se afasta das ambições europeias".

"Veremos quais serão os progressos que a Turquia pode fazer nos próximos meses, mas não haverá nenhum progresso enquanto houver jornalistas nas prisões turcas", ressaltou.

A relação da UE com a Turquia é tensa devido às medidas tomadas pelo governo de Ancara contra supostos responsáveis da tentativa de golpe de Estado no país ou pelo encarceramento de membros da imprensa, enquanto o bloco pune a Rússia com sanções diplomáticas e econômicas por seu papel na crise no leste da Ucrânia.

Em todo caso, Borissov pediu para "não se esquecer" que, desde que a UE assinou seu acordo migratório com a Turquia, "o fluxo de refugiados caiu muitas vezes".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos