Trump acusa democratas de inventar expressão "buracos de merda"

Washington, 12 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que os democratas "inventaram" a expressão "buraco de merda" para se referir ao Haiti negou ter dito "algo desrespeitoso", ao afirmar que só disse que é um "país muito pobre".

"Nunca disse nada desrespeitoso dos haitianos, além de o Haiti ser, obviamente, um país muito pobre e com problemas. Nunca disse 'Tirem eles daqui.' Inventado pelos democratas", afirmou Trump em sua conta no Twitter, após a onda de indignação gerada após ser revelado que o presidente tinha se referido ao Haiti, El Salvador e outros países da região com estes termos.

O governante teria reagido assim, segundo informou o jornal "The Washington Post" e "Los Angeles Times", quando dois senadores delinearam um projeto de lei migratória que outorgaria vistos a alguns cidadãos de países que foram retirados recentemente do programa de Status de Proteção Temporária (TPS), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.

"Tenho uma maravilhosa relação com os haitianos. Provavelmente deveria gravar futuras reuniões, porque infelizmente não há confiança", acrescentou hoje o governante.

Segundo reportou na quinta-feira o jornal "The Washington Post", Trump chamou "buracos de merda" El Salvador, Haiti e vários países da África, e sugeriu que preferia receber nos Estados Unidos mais imigrantes da Noruega ao invés dos dessas nações.

Além disso, o jornal "Los Angeles Times" confirmou o relatório e acrescentou que, antes de proferir o insulto, Trump exclamou: "Para que queremos haitianos aqui? Para que queremos toda esta gente da África aqui?".

As supostas palavras de Trump suscitaram uma nova onda de indignação e acusações de racismo contra o governante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos