Embaixador do Sudão ameaça Egito se relação entre os países não melhorar

Cartum, 13 jan (EFE).- O embaixador do Sudão no Egito, Abdelmahmud Abdelhalim, disse neste sábado que seu governo tomará "medidas" contra os egípcios se as relações entre os dois países não melhorarem no futuro próximo.

Abdelhalim alertou, em declarações à imprensa local, que a decisão do Sudão de convocar o embaixador no Egito para consultas é apenas uma dos passos diplomáticas que podem ser tomados, sugerindo que o governo pode optar por expulsar os diplomatas egípcios de seu país, romper relações e até declarar guerra.

"Haverá mais novidades importantes neste contexto e esperamos que os problemas pendentes sejam resolvidos", afirmou.

Na última quinta-feira, o Sudão anunciou que considera como uma "ameaça" os movimentos militares que estão sendo realizados pelo Egito e pela Eritréia na região de Saua, na fronteira com o país.

O Sudão fechou a fronteira com a Eritreia e enviou milhares de soldados para a região. Um dia antes, o governo tinha convocado o embaixador do país no Egito para consultas.

A tensão entre os dois países tem crescido por causa da visita do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ao Sudão no fim de dezembro. Os dois países assinaram acordos econômicos e um pacto para a abertura de uma oficina de reparação de veículos militares e civis no território sudanês.

Outro fator que gerou discordância nos últimos dias foi o anúncio feito pelo Egito de vários projetos de desenvolvimento no Triângulo de Halayeb, uma região disputada entre os dois países no litoral do Mar Vermelho e controlada pelos egípcios desde a década de 1990.

Além dessas questões, o Egito tenta pressionar o Sudão para que o país o apoie na oposição aos planos da Etiópia de construir uma represa no Nilo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos