Guterres chega à Colômbia em visita oficial de apoio ao processo de paz

Bogotá, 13 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou neste sábado a Bogotá para o início de uma visita oficial à Colômbia, que tem como objetivo apoiar o processo de paz.

Guterres foi recebido pela vice-ministra de Relações Exteriores da Colômbia, Patty Londoño, e pela embaixadora do país nas Nações Unidas, María Emma Mejía, explicou a ONU em comunicado.

A agenda oficial do secretário-geral da ONU hoje prevê reuniões com os representantes da Missão das Nações Unidas da Colômbia. Depois, Guterres vai à Casa Nariño, sede do governo do país.

O secretário-geral também vai se encontrar com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, representantes das autoridades civis e militares, líderes das Farc, da Igreja Católica e organizações sociais.

No domingo, a visita continua com uma viagem ao município de Mesetas, no departamento de Mesetas, no centro do país, onde visitará uma área na qual estão sendo formados ex-combatentes das Farc para sua reintegração à sociedade.

A visita de Guterres ocorre em um momento difícil. O Conselho de Segurança da ONU fez um alerta recente sobre a insegurança nas áreas afetadas pelo conflito colombiano.

Em um relatório divulgado no último sábado, Guterres já tinha expressado preocupação pelo aumento no número de líderes sociais assassinados no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos