Topo

Guterres chega à Colômbia em visita oficial de apoio ao processo de paz

13/01/2018 16h12

Bogotá, 13 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou neste sábado a Bogotá para o início de uma visita oficial à Colômbia, que tem como objetivo apoiar o processo de paz.

Guterres foi recebido pela vice-ministra de Relações Exteriores da Colômbia, Patty Londoño, e pela embaixadora do país nas Nações Unidas, María Emma Mejía, explicou a ONU em comunicado.

A agenda oficial do secretário-geral da ONU hoje prevê reuniões com os representantes da Missão das Nações Unidas da Colômbia. Depois, Guterres vai à Casa Nariño, sede do governo do país.

O secretário-geral também vai se encontrar com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, representantes das autoridades civis e militares, líderes das Farc, da Igreja Católica e organizações sociais.

No domingo, a visita continua com uma viagem ao município de Mesetas, no departamento de Mesetas, no centro do país, onde visitará uma área na qual estão sendo formados ex-combatentes das Farc para sua reintegração à sociedade.

A visita de Guterres ocorre em um momento difícil. O Conselho de Segurança da ONU fez um alerta recente sobre a insegurança nas áreas afetadas pelo conflito colombiano.

Em um relatório divulgado no último sábado, Guterres já tinha expressado preocupação pelo aumento no número de líderes sociais assassinados no país.