Dezenas de corpos são abandonados em via pública no leste do México

Vera Cruz (México), 14 jan (EFE).- Dezenas de corpos foram abandonados na noite de sábado dentro de uma caminhonete na cidade mexicana de Xalapa, capital de Vera Cruz, um estado afundado em uma espiral de violência relacionada com o narcotráfico.

Na movimentada avenida Rafael Murillo Vidal, um número ainda indeterminado de partes de corpos foram deixadas dentro da caminhonete, trazendo três ameaças ao comando da segurança local.

As ameaças eram contra o secretário de Segurança Pública de Vera Cruz, Jaime Téllez Maire, e ao diretor estadual de Operações, Gerardo Guzmán.

O cartel Los Zetas, um dos mais violentos do México, assumiu nas mensagens a autoria dos crimes.

Vera Cruz tem visto cenas similares nas últimas semanas. Na última quinta-feira, os corpos esquartejados de quatro pessoas foram abandonados no município de Sayula de Alemán, no sul do estado.

Além disso, no dia 2 de janeiro, cinco pessoas foram assassinadas, esquartejadas e tiveram seus corpos jogados em uma rua do município de Vera Cruz.

Segundo órgãos de inteligência, três cartéis disputam o controle de Vera Cruz: Jalisco Nueva Geración, Los Zetas e El Golfo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos