Guterres vê "compromisso total" do governo da Colômbia e das Farc com a paz

Bogotá, 14 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou neste domingo que viu "de forma muito clara" o "compromisso total" do governo da Colômbia e das Farc, já desarmada e transformada em partido político, com a paz no país.

"Todos sabemos que um processo de construção não é fácil, todos sabemos que sempre há dificuldades, obstáculos e, inclusive, alguns boicotes. Há imperfeições e atrasados, mas, para mim, o compromisso total das partes está muito claro", disse Guterres em uma visita à comunidade de Buenavista, que faz parte da cidade de Mesetas.

O secretário-geral foi ao local para conhecer em primeira mão uma área na qual estão sendo formados os ex-guerrilheiros das Farc para a reintegração na sociedade. Guterres também conheceu os problemas da região, fortemente afetada pelo conflito.

No seu discurso à comunidade, o ex-primeiro-ministro de Portugal destacou que, apesar dos impedimentos, dificuldades, problemas, atrasos e imperfeições, o compromisso com a paz é um fato histórico não só para a Colômbia, mas para toda a América Latina e para o mundo, onde "tantos conflitos sem sentido continuam".

Guterres se reuniu ontem com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, vários membros do governo e líderes do partido político Força Alternativa Revolucionária do Comum, a nova Farc.

Para o secretário-geral da ONU, a paz é uma "enorme oportunidade" para que o governo esteja presente em todo território da Colômbia, não só para exercer presença administrativa ou de segurança, mas também para levar educação, saúde e condições básicas aos cidadãos.

"Essa é a essência da presença do Estado. Não há paz sem desenvolvimento, não há paz sem a possibilidade de criar condições de prosperidade para as comunidades", concluiu Guterres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos