Emirados Árabes acusam Catar de "interceptar" segundo avião de passageiros

Cairo, 15 jan (EFE).- A Autoridade de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos (EAU) acusou o Catar de interceptar um segundo avião de passageiros com aparatos de guerra quando iria aterrissar no aeroporto internacional do Bahrein, informou nesta segunda-feira a agência de notícias "WAM".

A fonte afirmou que tratava-se de um "voo regular, cuja trajetória tinha sido anunciada e que dispunha de todas as autorizações necessárias e conhecidas internacionalmente".

As companhias aéreas Emirates, Etihad, Air Arabia e FlyDubai fretam voos diários desde os aeroportos dos EAU até a capital do Bahrein, Manama.

Horas antes, os EAU tinham acusado o Catar de ter interceptado "um primeiro avião de passageiros em voo regular ao Bahrein", o que Doha negou de forma imediata.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Catar, Lolwah Al Khater, afirmou em sua conta da rede social Twitter que as informações são "completamente falsas".

Os dois incidentes ocorrem um dia depois que o xeque Ali bin Abdullah Al Thani, da família real do Catar, denunciou em um vídeo emitido pelo canal catariano "Al Jazira" que esteve "retido" nos EAU, mas Abu Dhabi negou a informaçãoo.

O xeque fazia a intermediação com a Arábia Saudita, que não mantém relações diplomáticas com Doha, para solucionar a crise dos peregrinos catarianos à Meca.

As autoridades do Bahrein não reagiram até o momento a estes incidentes.

Arábia Saudita, EAU, Egito e Bahrein romperam suas relações em junho com o Catar, que acusaram abertamente de apoiar grupos terroristas, algo negado taxativamente por Doha e que iniciou uma crise política registrada entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos