Argentina não acredita que há razão política para o papa não visitar seu país

Buenos Aires, 16 jan (EFE).- O governo da Argentina expressou nesta terça-feira que não acredita que existe "qualquer questão política" para o papa Francisco não visitar o país até agora, já que o pontífice não voltou ao território argentino desde que deixou de ser arcebispo de Buenos Aires para iniciar seu pontificado em 2013.

"A Argentina é a sua casa, a sua terra, ele não precisa de convite e ele irá considerar o melhor momento para nos visitar", disse em coletiva de imprensa o chefe do Gabinete de Ministros, Marcos Peña, depois da primeira reunião do Executivo liderada pelo presidente Mauricio Macri em 2018.

Francisco iniciou ontem uma visita oficial a Chile e Peru, enquanto na Argentina aumentam as vozes que atribuem a supostas divergências do pontífice com o governo de Macri a razão para ele não visitar seu país.

"Nós não consideramos que existe qualquer questão política para a não visita até o momento à Argentina", comentou Peña.

Para o chefe do Gabinete de Ministros, a Argentina espera Francisco "com o coração" e "os braços" abertos.

Ontem havia grande expectativa pelo telegrama que o papa enviaria a Macri ao passar, a caminho do Chile, pelo espaço aéreo argentino, como o líder religioso faz com todos os chefes de Estado dos países que sobrevoa.

Nessa mensagem, esperava-se que Francisco pudesse anunciar uma eventual visita à Argentina, no entanto, o papa se limitou a expressar em inglês sua "proximidade e bênçãos" ao povo argentino, a sua "pátria", e pediu que "não se esqueçam" de rezar por ele.

Pouco depois, Macri agradeceu ao pontífice a mensagem e lhe lembrou o "carinho" e o "respeito" do povo argentino, bem como lhe desejou que sua visita aos irmãos "do Chile e do Peru seja fonte de paz, esperança e inspiração"

"A Argentina o acompanha com o carinho e o respeito de sempre", reiterou Macri.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos