Erdogan visitará a América do Sul no começo de fevereiro, diz imprensa turca

Ancara, 16 jan (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, visitará o Vaticano no dia 5 de fevereiro, e depois iniciará uma viagem por vários países da América do Sul, entre eles o Brasil, informou nesta terça-feira o jornal turco "Sabah".

Segundo essa fonte, próxima ao Governo turco, Erdogan irá ao Vaticano como convidado do papa Francisco, sendo o primeiro presidente turco a visitar o chefe da Igreja Católica nos últimos 59 anos.

O escritório da Presidência não confirmou e nem desmentiu a viagem, justificando que ainda não há comunicados oficiais.

O jornal "Hürriyet" assegura que durante a excursão sul-americana Erdogan visitará a Venezuela, o Brasil e o Paraguai.

No final de dezembro, Erdogan já se referiu a uma possível visita ao Vaticano, sem mencionar datas concretas, como resposta à visita a Ancara do pontífice em novembro de 2014.

Na ocasião, Erdogan antecipou que iria agradecer ao papa por sua postura na polêmica sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e sondar a possibilidade de convencer outros países europeus de reconhecer a Palestina como Estado.

"Talvez possamos fazer uma visita ao Vaticano. Os senhores sabem que o papa me visitou. Agora poderíamos devolver a visita e tentar falar destes temas com o papa lado a lado", avançou o presidente turco em dezembro.

A imprensa turca confirmou feito com que, à parte das relações bilaterais, o assunto de Jerusalém e o conflito sírio liderarão também a agenda de assuntos que Erdogan tratará com os chefes de Estado latino-americanos.

Desde 2006, a Turquia persegue uma estratégia de abertura para a América Latina e o Caribe, o que se traduziu na inauguração de numerosas novas embaixadas nos países americanos e em várias visitas mútuas de alto nível.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos