Fujimori recebe alta após internação, mas segue sendo monitorado por médicos

Lima, 16 jan (EFE).- O ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000) recebeu alta nesta terça-feira e voltou para casa no distrito de Molina, em Lima, onde seguirá sendo avaliado pelos problemas de saúde que o afetam.

O médico pessoal do ex-presidente, Alejandro Aguinaga, disse que Fujimori recebeu alta após fazer alguns exames de controle para acompanhar problemas de arritmia cardíaca e de pressão.

"Em linhas gerais, o problema da fibrilação auricular foi melhorando, mas ele tem alguns episódios de instabilidade. Por isso retornou ao hospital (no domingo)", explicou.

Na luxuosa residência onde Fujimori está vivendo após ter recebido um indulto do atual presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, Aguinaga afirmou que há uma equipe monitorando todos os tratamentos recebidos por seu paciente.

Fujimori, de 79 anos, foi internado no domingo para passar por uma "reavaliação profunda de suas doenças", disse o médico. Aguinaga explicou que se os problemas de arritmia do ex-presidente não fossem controlados, ele poderia sofrer uma parada cardíaca.

O médico também disse que os problemas são "orgânicos", não tendo relação com as críticas dos peruanos ao indulto concedido ao ex-presidente ou com o confronto de uma facção do fujimorismo, liderada por seu filho mais novo, Kenji, com o partido Força Popular, presidido pela filha mais velha de Fujimori, Keiko.

O ex-presidente recebeu indulto para sua pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade no dia 24 de dezembro, três dias depois de aliados de Kenji optarem pela abstenção na votação de um pedido de cassação no Congresso contra Kuczynski.

Muitos viram o indulto como uma troca de favores políticos, o que gerou uma série de protestos contra Kuczynski e Fujimori.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos