Guterres prioriza desnuclearização pacífica da península coreana

Nações Unidas, 16 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta terça-feira que a desnuclearização pacífica da península coreana é uma das suas prioridades para este ano e encorajou a todas as partes a persistir a favor de saídas diplomáticas.

"Devemos conseguir a desnuclearização da península coreana sem nos dirigir inconscientemente para a calamidade", afirmou Guterres ao apresentar na Assembleia Geral da ONU um relatório sobre suas prioridades para este ano.

O secretário-geral elogiou os últimos "sinais" que favorecem estes esforços, como o reatamento dos contatos entre as Coreias e a decisão do regime de Pyongyang de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.

"Estarei lá na abertura" dos Jogos Olímpicos, acrescentou o diplomata português. "Devemos construir a partir desses pequenos sinais de esperança", insistiu.

Guterres destacou especialmente a decisão de Seul e Pyongyang de retomar seus contatos a nível militar, o que "é crítico para diminuir o risco de erros de cálculo e mal-entendidos", bem como reduzir as tensões regionais.

O secretário-geral também lembrou a visita em dezembro à região do responsável de Assuntos Políticos das Nações Unidas, Jeffrey Feltman, o primeiro contato direto entre a ONU e a Coreia do Norte "em quase oito anos".

Segundo Guterres, é necessário "estender os esforços diplomáticos para a desnuclearização pacífica da península coreana em um contexto de segurança regional", e por isso a decisão de enviar Feltman a Pyongyang.

Essas gestões, acrescentou, complementam uma série de sanções que o Conselho de Segurança da ONU veio aprovando contra a Coreia do Norte pelo seu programa de testes balísticos e de mísseis que vem desenvolvendo desde 2006.

Guterres falou deste assunto ao explicar em uma reunião da Assembleia Geral as prioridades que terá para este ano, que incluem questões como a mudança climática, a luta contra o terrorismo e a proteção dos fluxos migratórios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos