Presidente da Sérvia chama de terrorismo morte de político do país no Kosovo

Belgrado, 16 jan (EFE).- O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, declarou que o assassinato nesta terça-feira de Oliver Ivanovic, um importante político sérvio da cidade de Mitrovica, é um "ato terrorista" contra todos os sérvios e disse que o caso não ficará impune.

Vucic pediu às missões da União Europeia (UE) e da Organização das Nações Unidas (ONU) no Kosovo que permitam que autoridades sérvias participem da investigação.

"Se eles não solucionam, nós faremos. A Sérvia tomará todas as medidas necessárias e encontrará o assassino ou os assassinos", assegurou em coletiva de imprensa.

Ele afirmou que o ataque, independente da nacionalidade do seu autor, é um crime contra o povo sérvio do Kosovo e contra a Sérvia na sua totalidade.

Ivanovic foi morto a tiros hoje por pessoas desconhecidas na porta da sede do partido, o Iniciativa Cívica, na zona norte de Mitrovica, dívida entre sérvios e uma população albanesa kosovar desde a guerra de 1998-1999.

O político foi condenado em janeiro de 2016 no Kosovo a nove anos de prisão por crimes de guerra contra civis albaneses cometido em abril de 1999, mas o Tribunal de Apelações anulou a decisão há um ano e determinou um novo processo. Ivanovic era considerado um político da ala moderada, e a imprensa sérvia diz que o processo contra ele tinha motivações políticas.

Em outubro do ano passado, ele participou das eleições municipais como candidato a prefeito da parte norte de Mitrovica.

O Kosovo, povoado majoritariamente por albaneses étnicos, proclamou a independência da Sérvia em 2008. A Sérvia não reconhece a atitude, mas a ação foi apoiada por mais de 100 países, entre eles os Estados Unidos e a maioria dos integrantes da União Europeia (UE).

Por causa do assassinato de Ivanovic, a Sérvia suspendeu a participação de uma nova ronda de contatos com Kosovo, em Bruxelas, para tentar melhorar as relações entre os dois países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos