Brasil extradita israelense condenado por matar palestino na Cisjordânia

São Paulo, 17 jan (EFE).- O Brasil extraditou nesta quinta-feira para Israel um cidadão alemão-israelense condenado por um tribunal de Tel Aviv pelo homicídio de um palestino em 2004, na Cisjordânia.

A extradição de Yehoshua Elizur ocorreu depois de o governo de Israel ter se comprometido a descontar da pena o tempo que ele esteve preso no Brasil, cerca de dois anos e meio, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em 2005, Elizur foi condenado pela Corte Distrital de Tel Aviv por homicídio doloso, mas a pena de prisão ainda não foi fixada porque ele se ausentou da audiência na qual a sentença seria lida.

Um ano antes, em 2004, o homem, que nasceu na Alemanha e obteve cidadania isralense ao se mudar para o país em 2002, matou com um fuzil M16 um palestino que dirigia uma caminhonete na qual estavam outra sete pessoas.

Elizur foi preso em 18 de junho de 2015 na cidade de São Paulo depois de as autoridades israelenses terem alertado à Interpol de que ele estava no Brasil.

A extradição do alemão-israelense foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal em agosto do ano passado. Os argumentos da defesa foram rejeitados por unanimidade pelos ministros da corte.

Os advogados de Elizur tentaram evitar a extradição alegando que o homicídio tinha sido culposo e que o crime já tinha prescrito. Além disso, alegam que o Israel não tinha jurisdição para julgá-lo, já que o crime ocorreu em território palestino.

O STF entendeu que Israel pode julgar os cidadãos do país por crimes cometidos na Cisjordânia, apesar de o Brasil reconhecer a Autoridade Nacional Palestina como um Estado soberano.

A solução para o caso contou com o auxílio da Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República, que atuou na frente diplomática em relação às informações relativas à nacionalidade de Elizur, já que ele negava ter cidadania israelense. EFE

cms/lvl

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos