Japoneses criam alerta para trens a fim de evitar mortes de cervos

Tóquio, 17 jan (EFE).- Os trens de alta velocidade japoneses incorporaram alto-falantes que emitem sons de animais, a fim de espantar os cervos e evitar assim as mortes por colisão e atropelamento, uma medida que já salvou muitas vidas entre esta espécie.

Estes sons, que imitam o som feito por cervos e o latido ameaçador dos cachorros, reduziram em 45% a visão destes animais desde os comboios durante o período de teste, disse nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz do Instituto de Pesquisa Técnica Ferroviária de Tóquio (RTRI, por suas siglas em inglês).

Diante de medidas anteriores como muros, o novo sistema, que foi testado durante um mês em uma zona montanhosa de Japão, foi mais eficaz na hora de evitar que estes animais pastem perto das vias.

Os alto-falantes emitem primeiro o som de cervos durante três segundos para que os animais olhem para a fonte do alarme e depois, o latido de cachorros durante 20 segundos, com o objetivo de que estes identifiquem a situação como perigosa.

"A efetividade deste som se baseia na premissa de que a primeira chamada criará um alerta no cervo, enquanto a segunda fará com que se afaste das vias", recolhe o RTRI em seu relatório.

A fim de conhecer em que momento é preciso emitir o som, a organização estudou quais são as zonas nas quais ocorrem mais colisões e elaborou um mapa das mesmas, que leva em conta também a vegetação, a paisagem e a topografia.

O aumento da população de cervos no Japão e a expansão de seus hábitats aumentou também o número de colisões destes animais com os comboios nos últimos anos, um problema que não só afeta a espécie mas também a segurança e pontualidade destes transportes, sobretudo em áreas montanhosas.

A empresa de ferrovias JR espera que o inovador sistema possa entrar em funcionamento no Japão no final de 2018 após realizar mais testes que demonstrem sua eficácia, detalhou o jornal japonês "Asahi".

Segundo o Ministério de Transporte japonês, em 2016 ocorreram 613 acidentes deste tipo no país asiático, um número recorde, que ocasionou atrasos de 30 minutos ou mais em cada trajeto.

Além disso, os cervos, considerados animais sagrados na cultura tradicional nipônica, que os equiparava a mensageiros dos Deuses, têm atualmente status de tesouros nacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos