Papa Francisco chega ao Peru em visita oficial e apostólica de 3 dias

Lima, 18 jan (EFE).- O papa Francisco chegou nesta quinta-feira ao Peru, para uma visita oficial e apostólica de três dias em Puerto Maldonado, Trujillo e Lima, onde ele fará uma missa no domingo para cerca de 1 milhão de pessoas.

O Airbus A321 da Latam que transporta o pontífice e a equipe dele aterrissou no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, às 16h32 (horário local, 19h32 em Brasília), vindo de Iquique, no Chile, país que ele visitou na primeira parte da sexta excursão pela América Latina.

O papa foi recebido pelo presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, e, após a saudação protocolar, se dirigirá à residência da Nunciatura Apostólica, onde é esperado por milhares de jovens e onde ele descansará antes de ir amanhã para Puerto Maldonado A primeira-dama do Peru, Nancy Lange, também estava na recepção do papa. Duas crianças peruanas vestidas com as cores branca e amarela do Vaticano entregaram um buquê de flores ao pontífice.

Amanhã, na cidade de Puerto Maldonado, o papa se reunirá com 3.500 representantes de comunidades indígenas peruanas, bolivianas e brasileiras, que exporão os perigos enfrentados na região devido à mineração ilegal, à mudança climática e outras ameaças.

No mesmo dia, Francisco volta à Lima para um encontro privado com Kuczynksi, com quem conversará sobre a situação das comunidades vulneráveis do país e sobre o meio ambiente.

No dia seguinte, o pontífice visitará a cidade de Trujillo, no norte do país, a 570 quilômetros de Lima, que foi muito afetada pelo fenômeno El Niño Costero nos primeiros meses de 2017.

A última etapa da viagem do papa ao Peru será dedicada a atividades religiosas em Lima. A visita será encerrada com uma missa ao ar livre na base aérea de Las Palmas, no distrito de Sulco, com expectativa de público de 1 milhão de pessoas.

O papa Francisco chega em um momento de crise política no país por causa da quase cassação de Kuczynski e devido ao polêmico indulto concedido pelo governo ao ex-presidente Alberto Fujimori, que cumpria uma pena de 25 anos de prisão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos