Câmara Baixa dos EUA aprova financiamento para evitar fechamento do governo

Washington, 19 jan (EFE).- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma proposta para manter o governo financiado até o dia 16 de fevereiro e evitar desta forma um fechamento parcial do Executivo, cujos fundos expiram hoje, à meia-noite.

Com 230 votos a favor (entre eles seis democratas) e 197 em contra (onze republicanos incluídos), a Câmara Baixa desbloqueou alguns fundos que agora necessitam da autorização do Senado.

Os democratas, que contam com 49 dos 100 assentos no Senado, só precisam de 41 votos para bloquear hoje a proposta orçamental republicana.

Embora alguns democratas apoiem a aprovação das contas, fontes da Câmara Alta afirmaram à Agencia Efe que contam com os votos suficientes para forçar um fechamento parcial do governo.

Os democratas pretendem que, ao lado dos orçamentos, se aprove uma das suas principais demandas legislativas: uma solução legal definitiva para os 800 mil jovens indocumentados, conhecidos como "sonhadores" que estão ameaçados de deportação.

As negociações sobre o acordo de imigração, que quase ocorreu na semana passada, ficou mais uma vez complicado após uma reunião com o presidente Donald Trump, aumentando a tensão entre democratas e republicanos.

Em caso que o Congresso não chegue a um acordo nas próximas 24 horas, acontecerá no aniversário de posse de Donald Trump o primeiro fechamento parcial do governo desde 2013.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos