Candidata opositora supera Putin e se banha a 40 graus abaixo de zero

Moscou, 19 jan (EFE).- A opositora Ksenia Sobtchak, candidata à presidência da Rússia, tomou um banho nesta sexta-feira nas gélidas águas de um rio siberiano a 40 graus abaixo de zero, superando o chefe do Kremlin, Vladimir Putin.

"Eu consegui! Pela primeira vez na minha vida! Obrigado, Tomsk, pelos 40 graus!", escreveu Sobtchak em seu perfil no Instagram.

Sobtchak, que está em campanha eleitoral nessa cidade siberiana, mostrou o termômetro do seu carro, que marcava 40 graus abaixo de zero na pequena cidade de Kornilovo.

Em uma das fotos que acompanham a mensagem é possível ver Sobtchak tremendo de frio e entrando na água vestida apenas com um maiô.

Além disso, em outra imagem se vê a candidata sorridente, mas completamente molhada e preparando-se para subir por uma escada coberta de gelo.

Sobtchak, que sempre se classificou como uma pessoa "crente, mas não religiosa", protagonizou a façanha por conta da festividade do Batismo de Cristo que os fiéis cristãos ortodoxos lembram a cada dia 19 de janeiro.

O banho da opositora aconteceu depois de o Kremlin divulgar fotos e vídeos de Putin banhando-se no lago Seliguer, na região de Tver, na parte europeia da Rússia.

Putin, cujo padrinho politico foi o pai da opositora e prefeito de São Petersburgo, Anatoli Sobychak, aparece nas imagens com a água acima da cintura e se benzendo.

O Kremlin explicou que neste ano as temperaturas registradas na parte central da Rússia não são tão extremas como as habituais, e "não fazia mais de 6 ou 7 graus abaixo de zero" na área do banho.

Ao mesmo tempo, ressaltou que esta não é a primeira vez que Putin dá um mergulho de cabeça em águas geladas, já que cumpre com a tradição "há anos".

De acordo com a crença popular, a água desses gélidos tanques, lagos e rios benzidos por padres ortodoxos tem propriedades curativas e é capaz de aliviar todas as doenças.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos