Casa Branca acusa democratas de entrincheirar-se para forçar fechamento

Washington, 19 jan (EFE).- A Casa Branca acusou nesta sexta-feira os democratas de estarem "entrincheirados" para forçar o fechamento parcial do governo federal, porque lhes interessa "politicamente", em meio à contagem regressiva para o prazo limite nesta meia-noite.

"O presidente (Donald Trump) está pronto para assinar uma lei que mantenha o governo federal operando (...). Infelizmente, parece que os democratas no Senado estão entrincheirados para forçar o fechamento", declarou Marc Short, diretor de Assuntos Legislativos da Casa Branca, em uma coletiva de imprensa.

Short lamentou que "os democratas sentem que é melhor politicamente para eles forçar um fechamento".

Por sua parte, Mick Mulvaney, diretor do Escritório de Orçamentos da Casa Branca, indicou que as chances de o governo ficar sem fundos nesta meia-noite "têm se elevado para entre 50% e 60%", após assegurar que ontem à noite as cifrava "em 30%".

Perante a crescente incerteza, Trump não viajará, como tinha previsto, à Flórida para passar o final de semana, até que o Senado aprove um acordo orçamental.

Na noite desta quinta-feira, a Câmara de Representantes desenvolveu uma proposta para outorgar fundos ao governo federal até fevereiro, e agora a dúvida se concentra no Senado, onde os republicanos contam com uma exígua maioria de 51 frente a 49.

A data limite é a meia-noite de hoje, razão pela qual se espera que o Senado vote a proposta ao longo do dia de hoje.

O próprio Trump acrescentou suspense à situação com uma mensagem no Twitter nesta manhã na qual também criticava os democratas.

"A lei de financiamento do governo foi aprovada ontem à noite na Câmara de Representantes. Agora falta os democratas para que possa sair adiante no Senado - mas eles querem imigração ilegal e fronteiras débeis. Haverá fechamento?", questionou Trump.

Os republicanos querem evitar que o governo feche coincidindo com o primeiro aniversário de Trump na Casa Branca, e a última vez que ocorreu algo assim foi em 2013, quando eles mesmos provocaram uma paralisação de mais de duas semanas nas suas tentativas de derrubar a lei sanitária do então presidente Barack Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos