EUA matam 4 supostos terroristas de Al Shabaab na Somália

Washington, 19 jan (EFE).- O exército dos Estados Unidos, em uma ação coordenada com as autoridades locais, efetuou nesta sexta-feira um ataque aéreo contra combatentes do grupo terrorista Al Shabaab na Somália, no qual foram abatidos pelo menos quatro supostos jihadistas, informaram fontes militares.

"Em coordenação com o governo federal da Somália, no dia 18 de janeiro forças americanas efetuaram um ataque aéreo contra militantes de Al Shabaab, aproximadamente 50 quilômetros ao noroeste de Kismayo (no sul do país), matando quatro terroristas", afirmou o Comando Militar dos EUA na África (Africom) através de um comunicado.

De acordo com a versão do exército, "nenhum civil foi morto" durante a ação.

No comunicado, as forças armadas reiteram sua intenção de "empregar todas as medidas autorizadas e apropriadas", com o fim de "proteger cidadãos americanos e desmantelar ameaças terroristas".

Os Estados Unidos colaboram com as forças de segurança da Somália na luta contra o terrorismo, atacando os próprios jihadistas e executando bombardeios sobre seus refúgios e seus campos de treinamento.

Ao longo de 2017, a Somália sofreu numerosos atentados terroristas, entre eles um ataque com caminhões-bomba ocorrido no último dia 14 de outubro em Mogadíscio, no qual morreram 358 pessoas.

Por este motivo, nos últimos meses o exército americano veio intensificando suas operações de combate no país africano, em ações igualmente coordenadas com o governo local.

De fato, segundo dados do Pentágono aos quais a Agência Efe teve acesso, durante o ano passado as forças armadas americanas fizeram 35 ataques aéreos na Somália, tanto contra combatentes de Al Shabaab como do Estado Islâmico (EI), nos quais teriam sido abatidos mais de 200 supostos terroristas.

Al Shabaab, que filiou-se em 2012 à rede internacional da Al Qaeda, controla parte do território no centro e no sul do país, onde pretende instaurar um estado islâmico de caráter radical.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos