Líbano afirma ter frustrado 10 ataques do EI nos últimos meses

Beirute, 19 jan (EFE).- O ministro do Interior do Líbano, Nuhad Machnuk, revelou nesta sexta-feira que o país conseguiu frustrar uma dezena de atentados que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tinha planejado cometer nos últimos meses, graças à informação obtida por um dirigente detido que trabalhou como "infiltrado".

Em uma coletiva de imprensa, Machnuch afirmou que os serviços de Inteligência das forças de segurança detiveram em junho do ano passado o homem conhecido como "Abu Yaafar al Iraqui, um dos responsáveis do EI".

"De forma excepcional não tornamos pública esta informação para utilizá-lo durante cinco meses como agente infiltrado do nosso serviço, sem que sua família nem os responsáveis do EI, especialmente no exterior, soubessem disso", acrescentou o ministro.

O ministro libanês disse que, graças a essa operação, conseguiram abortar "pelo menos dez operações planejadas pelo EI nos últimos cinco meses".

"O ocorrido demonstra aos libaneses, bem como aos árabes que querem vir (ao Líbano), que a segurança está controlada no maior nível", salientou.

Machnuk destacou que "não há nenhum país que possa dizer que não se está planejando uma operação terrorista (no seu território), mas apenas poucos podem demonstrar esse nível de competência para fazer frente a esse tipo de ameaça".

Durante a coletiva de imprensa foi exibido um vídeo onde se relatam os detalhes da operação e das pessoas com as quais Abu Yaafar al Iraqui se reuniu, bem como as informações que obteve.

Machnuk disse que as informações obtidas foram muito úteis no período natalino, já que o EI preparava um ataque com coletes de explosivos e metralhadoras.

Al Iraqui entrou no Líbano através do aeroporto de Beirute entre o final de 2016 e o início de 2017 com a missão de estabelecer células terroristas para fazer ataques e estava em contato com responsáveis do EI na Síria e no Iraque.

O ministro indicou que na operação as autoridades iraquianas cooperaram com os organismos de segurança do Líbano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos