Montenegro convoca eleições presidenciais para 15 de abril

Belgrado, 19 jan (EFE).- Montenegro realizará eleições presidenciais no próximo dia 15 de abril, anunciou nesta sexta-feira o presidente do parlamento do país balcânico, Ivan Brajovic, segundo informou a emissora de televisão pública "RTCG".

Brajovic pediu que as eleições sejam realizadas em "um ambiente positivo e democrático" e que os cidadãos compareçam em massa às urnas para eleger o presidente para um mandato de cinco anos.

Estes serão os terceiros pleitos presidenciais em Montenegro desde a independência do pequeno país em 2006.

Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta no primeiro turno, um segundo turno acontecerá duas semanas depois.

Em maio expira o mandato do atual presidente, Filip Vujanovic, eleito para o cargo em três ocasiões, em 2003, 2008 e 2013.

Montenegro passa por momentos de tensão política, já que os partidos da oposição seguem sem reconhecer os resultados das eleições parlamentares de outubro de 2016, até que não se esclareça uma suposta tentativa de golpe pró-Rússia durante os pleitos.

O governo montenegrino está liderado pelo Partido Democrático dos Socialistas (DPS), no poder há mais de 20 anos e liderado por Milo Djukanovic, ex-presidente e ex-primeiro ministro do país, que, segundo alguns meios de comunicação, poderia ser um dos candidatos à presidência.

O diminuto país, de apenas 620.000 habitantes, também é candidato a fazer parte da União Europeia e da OTAN.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos