Parlamento tcheco retira imunidade parlamentar do primeiro-ministro do país

Viena, 19 jan (EFE).- O Parlamento da República Tcheca decidiu nesta sexta-feira retirar a imunidade parlamentar do primeiro-ministro, o magnata populista Andrej Babis, para que responda perante a Justiça por acusações de fraude com fundos comunitários.

Segundo informou a "Rádio Praga", durante um longo debate parlamentar, o próprio Babis pediu que sua imunidade fosse revogada, o que finalmente aconteceu por 111 votos a favor e 69 em contra.

Além do premiê, também foi retirada a imunidade de seu correligionário Jaroslav Faltynek, acusado no mesmo caso.

Babis e Faltynek asseguraram que são inocentes em uma causa que tem suas origens no final de 2015, quando um projeto hoteleiro do magnata recebeu dois milhões de euros da União Europeia (UE).

A polícia tcheca alega que Babis supostamente ocultou a propriedade de uma das suas empresas há uma década para receber essa ajuda, que na realidade estava destinada só a pequenas e médias empresas.

As suspeitas se agravaram após o Governo receber um relatório do Escritório Antifraude da UE, que vê "fraude" e "irregularidades" nessa concessão de ajudas.

O premiê nega ter cometido qualquer ilegalidade e assegura que trata-se de uma acusação "política" e "fabricada".

Este escândalo ocorre em meio aos esforços de Babis de formar um Governo de coalizão, após não obter o voto de confiança na semana anterior.

Segundo a imprensa, o magnata retomou nesta semana as negociações com os sociais-democratas e com o partido xenófobo populista SPD.

Ao mesmo tempo, a República Tcheca está na reta final da campanha para o segundo turno das eleições presidenciais nos dias 26 e 27 de janeiro.

O atual presidente, o ex-cético Milos Zeman, é o principal aliado político de Babis, ainda que o segundo candidato presidencial, o europeísta Jiri Drahos, considera "inaceitável" que uma pessoa acusada de fraude lidere o Governo tcheco.

As últimas pesquisas perante o segundo turno eleitoral indicam um resultado muito justo entre Zeman e Drahos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos