Um terço dos 38 mil evacuados por vulcão filipino retornam para casa

Manila, 19 jan (EFE).- Mais de 11 mil evacuados das proximidades do vulcão Mayon, nas Filipinas, quase um terço dos mais de 38 mil, retornaram nesta sexta-feira para casa, apesar de continuar a ameaça de uma erupção.

Com a autorização das autoridades, um total de 2.610 famílias compostas por 11.522 indivíduos foram realojadas nas suas casas nos arredores da cidade de Legazpi, informou o Conselho de Prevenção e Gestão de Desastres desta localidade, situada a cerca de 350 quilômetros a sudeste de Manila.

Os realojados, que vivem em um raio de entre 8 e 8,5 quilômetros da cratera e tinham solicitado a evacuação de maneira voluntária, eram quase um terço dos mais de 38 mil deslocados até a madrugada de hoje.

Permanecem ainda evacuadas em refúgios 26.971 pessoas de 6.973 famílias que residem dentro da zona de perigo, decretada em um raio de 7 quilômetros da cratera.

O Mayon soltou durante toda a semana rios de lava que já chegam a uma distância de mais de três quilômetros.

O nível de alerta no local se mantém em 3 (crítico), de uma escala de 5, ao considerar que o vulcão poderia ter uma erupção em um prazo de horas, dias ou semanas.

A atividade do Mayon, que começou com três erupções de gases no último fim de semana, gerou medo de que se repita a trágica explosão do Pinatubo (noroeste de Manila) em 1991, considerada a segunda maior do mundo no século XX.

Aquele trágico fato deixou 850 mortos e mais de 1,3 milhão de deslocados, além de gerar uma nuvem global de ácido sulfúrico que causou danos na atmosfera.

Apesar disso, especialistas da agência sismológica filipina descartaram que o Mayon possa gerar uma erupção tão potente como a do Pinatubo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos