May terá encontro bilateral com Trump durante Fórum Econômico de Davos

Londres, 20 jan (EFE).- A primeira-ministra britânica, Theresa May, se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça) que será realizado na próxima semana, confirmou neste sábado o Governo de Londres.

Um porta-voz de Downing Street indicou que a líder conservadora e o governante norte-americano manterão um encontro bilateral à margem da cúpula, que se desenvolverá de 23 a 26 de janeiro.

A cúpula reunirá durante esses dias líderes mundiais, como o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi; o presidente da França, Emmanuel Macron, e o governante canadense, Justin Trudeau.

"A primeira-ministra manterá um encontro bilateral com o presidente Trump às margens do Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça na próxima semana", apontou o citado porta-voz do Executivo britânico.

Downing Street fez o anúncio de maneira conjunta com a Casa Branca, logo depois de algumas publicações sugerirem a possibilidade de Trump fosse evitar May em Davos.

No começo do mês, Trump cancelou uma visita prevista ao Reino Unido para fevereiro a fim de inaugurar a nova embaixada norte-americana no Reino Unido, por considerar que a transferência da missão diplomática americana a outro bairro de Londres, o custo e a nova situação tinham sido um "acordo ruim para os EUA".

O cancelamento fez com que a imprensa considerasse que os motivos reais por trás desse cancelamento eram outros, como alguns comentários negativos para Trump por parte de figuras políticas deste país.

Neste sentido, o titular britânico de Exteriores, Boris Johnson, acusou o prefeito de Londres, Sadiq Khan, de pôr em perigo a "relação especial" entre ambos países ao afirmar que Trump, na realidade, temia se deparar em sua chegada no país com protestos em massa pacíficos.

Trump e May mantiveram uma relação cheia de turbulências nos últimos meses, depois que a dirigente conservadora criticou publicamente declarações feitas pelo seu colega americano sobre os muçulmanos, terrorismo e mudança climática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos