Papa elogia solidariedade dos peruanos após inundações do El Niño

Trujillo (Peru), 20 jan (EFE).- O papa Francisco elogiou neste sábado a solidariedade e a generosidade da população do Peru após as inundações que destruíram a localidade de Trujillo, por causa do fenômeno do El Niño Costeiro, durante uma grande missa na esplanada de Huanchaco, no litoral da cidade, em seu segundo dia de visita ao país sul-americano.

Diante de centenas de milhares de pessoas na famosa praia, um dos destinos preferidos dos surfistas na América do Sul, o papa lembrou que os peruanos "conhecem a fúria da natureza e experimentaram os seus golpes", como o El Niño Costeiro no ano passado, que provocou graves inundações que destruíram Trujillo, causando 160 mortes e afetando mais de 300 mil pessoas.

"As consequências dolorosas (do El Niño Costeiro) ainda estão presentes em tantas famílias, especialmente naquelas que ainda não conseguiram reconstruir seus lares", explicou Francisco, que acrescentou que este foi um dos motivos que o levou a visitar esta localidade.

"Para esta eucaristia trazemos também este momento tão difícil que questiona e põe muitas vezes em dúvida a nossa fé", reconheceu o papa, que assegurou que, no entanto, "no momento de escuridão, quando sentiram o golpe do El Niño, as pessoas nestas terras souberam se mexer e se ajudaram como verdadeiros irmãos".

Francisco destacou a "solidariedade e a generosidade" com a qual os peruanos se ajudaram e, "no meio da escuridão, junto a tantos outros, foram círios vivos que iluminaram o caminho com os braços abertos e disponíveis para diminuir a dor e compartilhar o que tinham, mesmo sendo pobres".

Depois, o papa advertiu que há novas tempestades que ameaçam a sociedade nesta região e que têm efeitos "devastadores", citando como exemplos a "violência organizada", a "insegurança" e a falta de oportunidades.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos