Topo

Presidente do Egito anuncia que concorrerá à reeleição

20/01/2018 05h34

Cairo, 20 jan (EFE).- O presidente do Egito, Abdel Fatah al Sisi, anunciou oficialmente sua intenção de tentar a reeleição, na disputa prevista para março, e assim seguir no comando do país, que governou com punho de ferro nos últimos anos.

"Permita-me anunciar a minha candidatura para o próximo mandato presidencial, o que espero de vocês é que mostrem ao mundo o volume da nossa participação nas eleições presidenciais, qualquer que seja sua escolha", escreveu o presidente em sua rede social.

Embora ele até o momento não tinha anunciado sua intenção de concorre as eleições, fotos de Al Sisi com lemas a favor da repetição do mandato podiam ser vistas em diversos lugares da capital, inclusive com o apoio de deputados parlamentares, apesar da campanha eleitoral ainda ter iniciado.

No último dia 9, o chefe do grupo parlamentar majoritário da coalizão "Daam Masr" (Apoio ao Egito), anunciou que 400 deputados já tinham apoiado a candidatura do atual presidente.

Para participar das eleições, os candidatos precisam do referendo de pelo menos 20 parlamentares ou 25 mil assinaturas de cidadãos com direito a voto residentes em pelo menos 15 províncias egípcias, com um mínimo de 1 mil assinaturas por cada região.

As garantias devem ser apresentadas antes do dia 30 deste mês, para participar das eleições, que acontecerão nos dias 26, 27 e 28 de março.

Até o momento, apenas outros dois políticos, o opositor Jaled Ali, e o midiático Muqtada Mansur, presidente do Zamalek Sports Club, mostraram suas intenções de concorrerem nas eleições, onde a vitória de Al Sisi é considerada como certa.

O atual presidente fez seu anúncio na noite de sexta-feira durante o encerramento de uma conferência que durou alguns dias, onde apresentou os lucros alcançados durante seu governo, que começou após as eleições de maio de 2014, embora já vinha dirigindo o país desde o golpe de estado de julho de 2013, contra o ex-presidente islâmico Mohamed Morsi.