Pence viaja para Israel "comprometido com a paz"

Jerusalém, 21 jan (EFE).- O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, aterrissará na noite deste domingo em Tel Aviv, como terceira e última parada de sua viagem pelo Oriente Médio, para uma visita oficial de um dia e meio na qual não se reunirá com os palestinos.

Pence, que se mostrou "comprometido com o processo de paz" antes de iniciar a viagem, apesar dos palestinos desqualificarem Washington como mediador desde o reconhecimento de Jerusalém como capital israelense, centrará seus encontros em "segurança nacional e objetivo diplomáticos".

Após passar por Egito e Jordânia, o vice-presidente dará início à agenda oficial amanhã com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, com quem voltará a se reunir durante a noite em um jantar oficial no qual ambos governantes darão um discurso conjunto que, previsivelmente, exporá a "forte relação entre os dois países".

"Inclusive antes de ser vice-presidente, Pence foi um sólido simpatizante de Israel em todas suas declarações", declarou o ex-embaixador israelense nos EUA, Zalman Shova, a um grupo de jornalistas.

Na segunda-feira, o vice-presidente deve discursar no Parlamento israelense

Na terça-feira, o presidente de Israel, Reuven Rivlin, receberá o vice-presidente em sua residência de Jerusalém e depois ambos assistirão a um evento no Museu do Holocausto, Yad Vashem.

A viagem de Pence terminará com uma visita ao Muro das Lamentações, que fica localizado aos pés da Esplanada das Mesquitas, na zona oriental ocupada por Israel e anexada em 1980 contra a lei internacional.

Para este dia, o movimento nacionalista palestino Fatah, do presidente Abbas, convocou uma greve geral que incluirá a suspensão de serviços públicos em toda Cisjordânia e pediu que as pessoas se manifestem contra a visita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos