Universidade de Copenhague espera Pugidemont em sua primeira saída da Bélgica

Copenhague, 21 jan (EFE).- A Universidade de Copenhague espera na segunda-feira o ex-presidente da Generalitat da Catalunha Carles Puigdemont para uma palestra sobre o processo independentista, em sua primeira viagem para fora da Bélgica desde que chegou ao país no final de outubro após deixar a Espanha.

Na terça-feira, além disso, Puigdemont deve se reunir com vários deputados dinamarqueses na sede do Parlamento, segundo anunciou um dos impulsores do encontro, Magni Arge, membro de uma formação independentista do território autônomo das Ilhas Feroe.

Os três partidos da coalizão de Governo dinamarquês anunciaram que não comparecerão a essa reunião.

Sobre Puigdemont não pesa mais uma ordem europeia de detenção, depois que a Justiça Espanhola retirou a que havia apresentado no para detê-lo na Bélgica, mas seu entorno destacou que a viagem não está isenta de riscos e o Governo espanhol avisou que não terá impunidade ainda que tenha sido escolhido de novo deputado.

"Se ativar a ordem europeia de detenção e estiver na Dinamarca, a Promotoria atuará para que possa ser detido", disse hoje em uma entrevista radiofônica o Ministro espanhol de Interior, Juan Ignacio Zoido.

O advogado do ex-presidente catalão, Jaume Alonso-Cuevillas, apontou por sua vez que se "o Estado espanhol tiver a ordem preparadíssima (...) o risco de detenção é bastante alto".

A palestra de amanhã na Universidade de Copenhague foi organizada pelo departamento de Ciências Políticas sob o título de "A Catalunha e a Europa, em uma encruzilhada pela democracia?".

Puigdemont já viajou para a capital dinamarquesa em setembro para inaugurar como presidente catalão a delegação da Generalitat nos países nórdicos.

Naquela ocasião, aproveitou a visita para se reunir no Parlamento dinamarquês com representantes políticos, entre os quais estavam duas das três forças que governam a Dinamarca, o Partido Liberal e Aliança Liberal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos